.11 de fevereiro de 2016

O curso que eu faço - Direito!

 Cursar Direito está em alta, até porque é um curso que dá N's possibilidades de um futuro. É um curso com alto nível de inscrições em vestibulares, perdendo apenas para Medicina. No SISU 2016 o curso ficou com a segunda colocação com mais inscrições vencendo cursos populares como Engenharia e Medicina.  
 Bom, eu trabalhei dois anos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais como menor aprendiz, então basicamente aprendi muito sobre o Direito na prática, confesso que nunca me imaginei fazendo Direito, mas atuar na área me deixou com uma pontinha de curiosidade, iniciei o curso em 2014 com previsão de formatura para 2018, atualmente estou no 5º período e faço estágio na OAB da minha cidade.
 Comecei o curso ciente que teria que ler muito, isso não me assustou até porque amo literatura, mas eis que o problema começou, ler por prazer é uma coisa, ler doutrina por obrigação é outra. Hoje estou acostumada, mas no início foi bem difícil. 
 O curso em si não é um bicho-de-sete-cabeças, assim como todo curso tem aquelas matérias onde há um nível de dificuldade maior. Talvez o grau de dificuldade dessa matéria esteja na leitura. O curso de Direito é um curso repleto de exemplares para leitura, e se você faz direito e não tem o hábito de ler, certamente não será um bom profissional, até porque o curso exigi isso de nós, professores universitários passam a matéria de sua aula "por cima"( Isso envolve todos os cursos) o aluno precisa explanar o assunto em casa, agora imagina - Sete/oito matérias e cada uma com um livro de mais ou menos 400 páginas para ser lidas, como lidaríamos com tal fato? - LEITURA! Sem mais.

 Há quem pense que são dois cursos diferentes, na verdade não existe o curso de "Advocacia" Bacharel em Direito ( Formado), pode exercer a função de advogado, e essa função tem o nome de advocacia, então Advocacia não é um curso, mas sim uma PROFISSÃO.


 É uma sigla que corresponde a "Ordem dos Advogados do Brasil", uma instituição destinada a reunir e representar a classe profissional dos advogados em todo território brasileiro. Para que o bacharel em Direito(Formado) possa advogar ele deve prestar uma prova, e apenas após ser aprovado ele poderá exercer a função de advogado! O valor dessa prova é $240, e acontece em duas fases, uma objetiva e uma discursiva/prática! Acontece três vezes por ano! 

 Realmente é o curso que mais lhe dá oportunidades de emprego, costumo dizer que é um leque de opções, e de fato é! Você raramente fica preso a um conteúdo em específico, são muitas opções e você escolhe a que mais lhe agrada. Concursos públicos estão em alta e grande parte dos estudantes de Direito querem essa área, eu particularmente quero me especializar em Direito Trabalhista ( E certamente esse será o tema do meu TCC), mas de fato quero prestar concurso para Promotor de justiça. (Viu como há um leque de oportunidades?)

 Ainda resta alguma dúvida? Deixe seu comentário que tentarei sana-la. Beijão!


47 comentários:

  1. Oi linda... Amo ler mas só aquilo que me interessa, por isso não quero fazer direito... Mas pra quem gosta é uma ótima opção... Bjss fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. ameei flor , eu tbm já estagiei na procuradoria do ministério da fazenda e desde então cancelei a hipótese de fazer direito , admiro muito quem faz pq eu sei o quanto é trabalhoso, por isso parabéns.
    www.princesasedivas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Será se somos duplicadas no Direito? Hahahah brincadeira. Eu quero fazer Direito e esse ano vou prestar Vestibular pra esse curso e sim, eu quero me especificar em Direto Trabalhista também, mas tem horas que eu penso em fazer Concurso para Delegada ou Promotoria. Ainda estou em dúvidas. Amei o post e também concordo que não gosta de ler não vai se dar bem no curso.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  4. tenho uma amiga que faz Direito e ela tem amada toda a parte histórica e política que aprendeu na Faculdade, apesar de eu ser bem leiga com Direto, a gente conversa muito e ela me ensina muita coisa. É uma profissão digna.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Eu admiro bastante quem faz Direito, eu tive 4 matérias de Direito na minha faculdade e foram das que mais tive dificuldades, acho que não é mesmo pra mim, o meu forte são mesmo os números.
    Muito sucesso para você e que você consiga realizar o que deseja :)
    Beijos,
    O Faz de Conta da Liv

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, nunca me imaginei fazendo direito, não por ter que ler, mas O QUE tem que se ler, odeio leis, artigos, parágrafos e etc. Okay eu sei que sou cidadã e no mínimo deveria querer saber dos meus direitos e tals, mas não, resolvi passar essa. Então cursei enfermagem, um curso com o qual super me identifico e o que eu encontrei durante o curso?? Leis e mais leis que precisávamos saber, seja para não cometermos e nem sofrermos crimes em nossa profissão. No final das contas as leis regem o país e temos que saber nem que seja um pouco em algum momento... Maaas acredito que ninguém nunca terá que estudá-las tanto quanto esse pessoal do direito, judiciário, promotoria e etc... Então, parabéns pela coragem e boa sorte na profissão que você escolheu.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Acho direito um curso meio paradão durante e ddepois de formado. Não sei se é o que acontece na realidade, mas é a impressão que dá.
    Definitivamente é uma das poucas profissões que não me atraiu em nada. Para mim é melhor dar uma cheirada numa folha na aula de sistemática de fanerógamas ♥ Nasci pra ficar fora de casa e voar kkkk
    Gostei de saber mais sobre o curso e a profissão, não tenho nenhum amigo próximo na área aí não sei muita coisa
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Quando eu tinha 14 anos, estagiei no MPF aqui da minha cidade, e lá eu estava cercada de coisas relacionadas ao curso de Direito, e por um tempo foi minha escolha para faculdade. Porém, o tempo passou e vi que não é um curso que realmente me agrade, além de que a concorrência é muita grande. Optei, então, por fazer um curso que eu goste e que não vá "arrasta-lo com a barriga".
    Achei interessante seu post, e acredito que ele pode trazer uma luz para aqueles que estão em dúvida.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Direito foi a primeira faculdade que tentei fazer. Eu digo tentei pois fiz só um semestre. Embora tenha achado interessante e me dado muito bem, podendo ter continuado sem problemas não era o que eu queria para mim e resolvi trocar antes de me formar e acabar com um diploma engavetado ou com um trabalho sem prazer. Acho que na questão leque de possibilidades eu não deveria ter parado, mas não trago isso como arrependimento...
    Achei super interessante sua postagem!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  10. Meu marido cursou Direito. Ele adora. Já eu não tenho nenhum fascínio. claro, é um curso que está sempre em alta, assim como Medicina.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não me imaginaria a fazer mas fico feliz que gostes, isso é o que importa :3

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderExcluir
  12. Sei muito bem como que é poder realizar nossos sonhos, a faculdade é uma forma de irmos além e olha que meu sonho não é no DIREITO e sim na fotografia/informática... Quero muito fazer uma dessas faculdades, imagina eu ser um professor de informática ou sair por aí tirando fotos. ^^

    Muito legal sua postagem! Pois assim muitos que se identificam com você, poderão tirar as dúvidas que tiverem.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  13. Oie! Minha hora de escolher uma profissão está chegando, então sempre adoro ler explicações e esclarecimentos assim. Direito não é uma área que me chama a atenção. Quero dizer, não me imagino cursando isso, mas admiro quem tem a disposição e determinação para cumpri-lo. Meu sonho é estudar fotografia e já estou começando a colocar em prática, porém ainda acho que preciso de outra coisa, pois fotografia dificilmente é uma profissão que garante um emprego, diferente do Direito. É bom saber que você está indo bem e torço para que continue assim. Boa sorte na conclusão do curso e sucesso em seu futuro. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?

    Acho uma profissão incrível, mas realmente, Direito não é para mim. rsrsrsr Tenho certeza que tanto a carreira em si, quanto a caminha na faculdade, é uma barra super difícil, mas com dedicação e amor tudo é recompensado. Fico feliz que tenha encontrado o seu caminho e te desejo muito, muito sucesso.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  15. Oie.
    Bem legal teu post pra quem tem dúvidas sobre a profissão.
    Eu adoro direito, e já pensei em cursar esta matéria inúmeras vezes, mas sempre desisto. Rsrsrs
    No fim, acho que apesar de gostar do tema, não me encaixo no perfil da carreira.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oie.
    Bem legal teu post pra quem tem dúvidas sobre a profissão.
    Eu adoro direito, e já pensei em cursar esta matéria inúmeras vezes, mas sempre desisto. Rsrsrs
    No fim, acho que apesar de gostar do tema, não me encaixo no perfil da carreira.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá querida, tudo bom?

    Adorei o post, tudo bem explicadinho sobre o assunto. Acredito que para aqueles que estão na dúvida sobre que curso fazer ou até mesmo para aqueles que querem saber um pouco mais, essa é uma postagem perfeita. Quanto a leitura, você está certa: eu faço Administração Pública e tive 4 matérias de Direito e realmente tive que ler bastante hahaha

    Parabéns pelo post, beijos!

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, admito muito quem faz direito....

    sim, tem que ler muito, mas são leituras técnicas né? bem diferente e muito mais cansativo do que ficção...mas olha...parabéns viu??? sei que tem que se dedicar tanto que as vezes não sobra tempo nem para si mesmo... tem que gostar...hehe

    muito legal seu post

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, sabe que esse ano irei começar Direito? após duas tentativas frustradas que não deram certo. Fiz um semestre de Ciências Contábeis e um de Letras, depois de pensar muito eu percebi que eu não teria o futuro que estava esperando com esses cursos, aí optei por Direito, que abre muitas portas mesmo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, interessante sua postagem. Mesmo eu não curtindo muito esse curso, certamente ele não é para mim. Minha área é mais exatas e biológicas, mas não imagine que estou livre das leituras, ainda mais porque decidi seguir a carreira acadêmica e assim, as leituras de artigos científicos me perseguem. Boa sorte!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  21. Poxa que legal

    Eu não acho essa área fascinante, tenho alguns amigos que cursam direito e dou sempre uma lidinha nas matérias porque sou curiosa sabe? rrsrs e me fascino, só que eu não seguiria essa área. Gosto mais de marketing ou administração, embora no momento eu esteja tentada a cursas letras. Já viu pessoa mais indecisa do que eu?

    ResponderExcluir
  22. Direito é um curso bastante concorrido, tenho muitos amigos e amigas que cursam essa faculdade. A minha irmã ainda pensou em começá-lo, mas realmente é uma área em que o amor pela leitura tem que ser demonstrado. kkk E como ela não tem muita afinidade com livros, seja de qual gênero for, melhor deixar com quem já tem uma base sólida e ama realmente o curso.

    Fico contente em saber que você ama o que faz, porque o que vemos agora são pessoas cursando áreas com as quais não se identificam, apenas para satisfazer os pais, ou pelo dinheiro. Uma morte lenta, sem dúvida. kkk Desejo-lhe muita sorte, sei que vai conseguir chegar alto. Eu fico por aqui mesmo, em Publicidade e Jornalismo. kkk

    Bjs
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  23. Oiiie
    eu tenho alguns amigos que fazem direito e todos eles adoram apesar dos lados negativos haha eu acho uma área interessante e inteligente mas infelizmente não serve para mim ahhaha vou prestar Psicologia esse ano e estou bem empolgada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Lydianne, sua linda, tudo bem
    Quando eu fiz vestibular medicina estava em primeiro lugar e direito em segundo, pelo visto as estatísticas não mudaram. O triste é que na minha época as pessoas procuravam direito pelo status da profissão e não por vocação, espero que esse panorama tenha mudado. Gostei da sua postagem, muito legal da sua parte esclarecer aquelas pessoas que estão em dúvida do curso que irão optar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, apesar desse não ser o curso que preto adorei saber as sua experiencias e tirei algumas duvidas que tinha sobre essa área com seu texto *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?
    Esse curso não me é tão desconhecido assim, afinal meu pai é advogado e minha irmã caçula tentou seguir seus passos, mas não conseguiu concluir a faculdade. Ela achou extremamente entediante e parou antes de concluir o primeiro ano. Já tive algumas experiências na área, mas a profissão não combinava com o meu jeito de pensar/agir. Segui um caminho mais meu e totalmente fora dessa área. Gostei muito da sua postagem, mostrei até para a minha irmã. Adorei ♥

    Beijos, Roberta

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!
    Post interessante e informativo para os que tem dúvida. Minha filha de 12 anos quer fazer faculdade de direto, acho interessante e espero que ela tenha sucesso e realmente abrace e se comprometa. Eu já cogitei mais desisti sou mais para exatas.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bem? Que interessante esse post, é muito legal conhecer um pouco mais sobre outras profissões. Faço Administração, mas curso algumas matérias extras de Direito, gosto bastante dessa experiência. Nunca pensei em ser advogada, gosto mais de trabalhar em empresas, na área financeira. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  29. Devo dizer que nunca me interessei por Direito, eu acho interessante essa carreira, sou mais psicologia, tem mais a ver comigo... Adorei o post e consegui conhecer bem a carreira que pretende seguir! *-*

    Abraços & até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá! Sou formada em Direito e trabalho na área há muitos anos (3 de estágio e 6 após a formatura)! É o curso da minha vida, realmente AMO o que faço e a leitura diária das matérias acaba se tornando um hábito do estudante de Direito. Após a profissão, onde você irá se aprofundar em uma área dentro do Direito e terá que analisar o caso que "cair na sua mesa", você irá focar seus estudos de uma maneira que lhe possibilite fazer um plano de trabalho específico a cada caso. Parabéns pelo post! Continue firme nos estudos e não terá problemas nas provas da OAB, nem em qualquer outra que deseje fazer! Boa sorte!
    Abraço!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem??

    Gostei muito da forma como o post foi montada... Esclareceu todas as dúvidas que eu tinha sobre esse curso! Eu acho que todos deveriam fazer direito uma vez na vida, ou pelo menos um curso reduzido dele... Afinal, acho bem importante conhecer nossos direitos e toda a carga que vem com o curso. Tenho muita vontade de cursar, mas certamente não trabalharia na área... Faria pra mim apenas.

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oie,
    Ai está uma profissão que jamais pensei para minha vida. Pensei em fazer psicologia, arquitetura e Design. Mas no fim, não fiz nenhuma, por N's motivos. Gosto de fazer cursos técnicos. E também acho que pelo valor cobrados nas faculdades, isso quando a pessoa não tem opção de uma federal, é alto e são praticadas matérias em que nada tem haver com o curso, no meu modo de ver seriam somente para arrecadar dinheiro e desperdiçar tempo. Sendo que nas faculdades particulares muitos professores são desleixados e eu penso que se estou lá e pagando merecia atenção e uma boa aula. Sei que parece revolta e tal da minha parte, mas para mim é injusto. Sendo também que nem adianta reclamar do professor com a direção, porque eles não se importam. Mas feliz por você e desejo que alcance todos seus objetivos.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá! Pra ser sincero, nunca quis e nem me imaginei cursando Direito e olha que leio bastante. Na verdade, qualquer curso das áreas das ciências humanas e sociais nunca me interessaram, sou de exatas kkk Tanto que começo meu curso de Engenharia Civil esse ano.
    Alguns fatos sobre o curso que você disse eu já conhecia, mas outros não e gostei de saber mais. Afinal, nunca se sabe quando esse assunto pode surgir e sempre é bom estar por dentro do assunto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Lydianne adorei seu tira dúvidas sobre a faculdade.
    Direito é uma faculdade que morro de vontade de fazer, mas por enquanto não tá rolando.
    Adorei saber mais sobre. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  35. Olá, gostei muito do post sobre esse tema, direito é um curso bem interessante e que realmente tem um leque de opções de atuação bem grande, ótimo post!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Olá Lydianne, com certeza optar pela faculdade de direito é uma escolha muito bem pensada, a dedicação para esse curso é insano, fora as provas da OAB que deixa qualquer um a flor da pele. Mas acho essa profissão muito honrosa, dependendo do profissional que honra com seu juramento, ele pode atuar em vários segmentos, na minha família tenho três pessoas e amigos tbm.

    ResponderExcluir
  37. Oi, linda! Tudo bem?
    Seu post é bem interessante e você explicou super bem sobre a profissão. Descobri várias coisas que eu não sabia sobre o curso, mas apesar disso acho que nunca me interessaria pela profissão. Estou no último ano do curso de Jornalismo e gosto bastante da área. Meu namorado atualmente está prestando vestibular e tentando entrar no curso de Direito e consigo ver que não é fácil pelo tanto que ele sofre com a concorrência. Com certeza é um curso que parece exigir um grande esforço. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  38. Achei muito legal você se dispor a esclarecer um pouco sobre o curso de Direito e sobre o leque de oportunidades que ele abre. Realmente a carga de leitura é imensa, vi alguns amigos cursarem essa faculdade e é de assustar, rs, mas nada que impeça que alguém dedicado siga em frente. Boa sorte com os seus planos!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  39. Admiro bastante quem faz direito, mas acho que não teria paciência para ter que decorar tanta coisa assim e leis! hahaha Boa sorte!

    até mais,
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelo post, pela escolha do curso, pelo estágio... Muito legal você ter usado o espaço para tentar tirar algumas dúvidas que podem ser frequentes para algumas pessoas e também para mostrar que mesmo que você seja uma leitora/leitor ávido isso não quer dizer que terá facilidade para ler e gravar doutrinas. São tipos de leituras completamente diferentes e com graus de dificuldade absolutamente nada semelhantes.
    Sucesso na vida.

    ResponderExcluir
  41. Oiii,
    Eu sou Bacharel em Ciências Contábeis e Direito é uma matéria mandatória no meu curso. Estudamos todos os semestre, afinal contador tem que entender e muito de leis. Eu gostava bastante, sempre fui muito bem em todas as áreas de Direito.
    Acho que deve ser uma profissão bem corrida, pois uma lei é alterada praticamente a cada 5 minutos, principalmente a parte tributária, rs.
    Parabéns pela escolha! Desejo muito sucesso, afinal é um curso lindo!

    Bjs
    Aline Lima

    ResponderExcluir
  42. Olá, tudo bom?
    Bem, eu me formei agora em Janeiro, já com a aprovação na OAB e vou te falar viu, realmente a expectativa é muito diferente da realidade rs
    Fiz quatro anos de estágio no Tribunal de Justiça, junto a um gabinete, e posso te dizer que aprendi muito, muito mesmo. É uma área que exige muito, que abre muitos leques para concurso mas que, como você disse, está em constante movimento e exige sim muito estudo. Bem, gostei muito do post, parabéns!

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  43. Realmente, exige muita leitura e, como você disse, ler por obrigação é totalmente diferente. Eu, definitivamente, não me daria bem nesse curso. Mas admiro muuuuito os profissionais da área! Parabéns, querida, desejo todo sucesso para você!

    ResponderExcluir
  44. que post maravilhoso! No fundo no fundo ainda não sei se quero Direito ou Relações internacionais. Os dois me encantam muito. Minha família paterna toda é composta por pessoas influentes na área do direito e vou ser sincera que as vezes acho que eu tenho que fazer para continuar com isso... Mas por outro lado quero muito as matérias que ensinam em RI sabe?
    Mas reconheço que o mercado de trabalho para o Direito é bem mais amplo e acaba ganhando nisso também. Gostei do post!

    ResponderExcluir
  45. Adoro saber um pouco mais de profissões e cursos. Parabéns por sua escolha, pelo que pude ler você esta no camilnho certo e de algo que te realize.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. É um curso que admiro bastante, tanto que um dos primeiros vestibulares que fiz coloquei para Direito e fui aprovada, só que não quis cursar. Daí o tempo passou e acabei me identificando mais com Ciência da Computação, que também é curso cheio de oportunidades. Já tô no 3° semestre. Mas um dia, quem sabe, eu curse Direito, a vida é cheia de reviravoltas mesmo.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  47. Post maravilhoso e inspirador. Parabens, amei ! Bjus.

    http://soucrespacacheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Vinte e Uma Primaveras - 2016 | Layout por Design Matarazzo | Todos os direitos reservado.